Doutores da Alegria apresenta espetáculo baseado na vida e na obra de Cora Coralina em hospitais do Rio

 



Agenda faz parte do projeto Plateias Hospitalares e vai contemplar instituições parceiras da organização como os Hospitais Estaduais Eduardo Rabello e Heloneida Studart, além do Hospital Municipal da Piedade


Março é o mês em que importantes campanhas de saúde voltadas para o universo feminino ganham força impulsionadas pelo Dia Internacional da Mulher e, por conta disto, a programação do projeto Plateias Hospitalares não poderia ser diferente. Exaltando a força e resiliência de Cora Coralina, uma das mais importantes poetisas brasileiras, Doutores da Alegria se apresenta com o espetáculo “Cora no Rio Vermelho” em três, dos seis hospitais da capital e região metropolitana, que recebem mensalmente, as incursões teatrais dos grupos, cuidadosamente selecionados via edital, para as apresentações do projeto.

Com um trabalho consistente em todo o Brasil, Doutores da Alegria atua no Rio de Janeiro desde 2009 levando cultura gratuita aos hospitais da rede pública do município e região metropolitana do Estado com o projeto Plateias Hospitalares. A agenda regular contempla diferentes tipos de espetáculos que vão desde contação de histórias a apresentações teatrais adaptadas ao ambiente hospitalar.

Dentro da agenda que começa no dia 04 de março, às 14h, no Hospital Estadual Eduardo Rabello, “Cora no Rio Vermelho” leva para o ambiente hospitalar, a vida e a obra da poetisa goiana que teve seu primeiro livro publicado aos 74 anos. Na encenação de 50 minutos, a dramaturgia de Leonardo Simões reúne diversos poemas dos livros “Vintém de cobre – meias confissões de Aninha”; “Meu Livro de Cordel”; “Villa Boa de Goyaz”; e “Poemas dos becos de Goiás e estórias mais”, colocando em cena trechos da vida da poetisa, desde a infância, passando pela vida adulta no Estado de São Paulo, e retornando para a Cidade de Goiás, em sua maturidade. Também serão contemplados com as apresentações, o hospital Municipal da Piedade, no dia 05 de março às 14h, e o Hospital Estadual da Mulher, no dia 06, às 10h.

 

Sobre Doutores da Alegria e sua atuação no Rio de Janeiro

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

Desenvolve o Programa de Palhaços em 14 hospitais de São Paulo – onde está localizada a matriz da instituição-, do Recife e do Rio de Janeiro.
A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Apesar de o trabalho realizado ser gratuito para os hospitais e o público, a organização fez a opção por contratar profissionais formados em Artes Cênicas e com experiência na linguagem do palhaço, ou seja, os profissionais são remunerados e não voluntários.

 

Atuação no Rio de Janeiro

Instalada no Rio de Janeiro desde 2009, Doutores da Alegria desenvolve um importante trabalho por meio do projeto Plateias Hospitalares, que acontece em 06 hospitais públicos do Estado e do município, com uma programação artística e gratuita que inclui teatro, música, dança, circo e poesia. Tais ações ampliam cada vez mais as relações entre arte e saúde, contribuindo diretamente para o bem-estar de quem está impossibilitado de ter acesso à cultura.

Dentro do Plateias Hospitalares, incursões teatrais, cortejos musicais e contação de histórias movimentam o ambiente hospitalar proporcionando momentos, não só de cultura, mas de bem-estar ao público que está inserido no ambiente, conforme explica Silvia Contar, responsável pela unidade fluminense.

Em Niterói, Doutores atua, desde setembro de 2023, no hospital Getúlio Vargas Filho, com uma proposta humanizada que consiste em um maior contato entre o paciente e o trio de “médicos do riso”. Os besteirologistas, trio de atores palhaços, foram selecionados via edital, fazem parte do Programa de Palhaços em Hospital e passaram por um criterioso processo de treinamento e ambientação no espaço hospitalar, atuando duas vezes por semana na pediatria do Getulinho.

A associação não realiza ações de pedidos de colaborações nas ruas ou em meios de transporte. Para saber mais sobre o trabalho da instituição e como ser parceiro dos Doutores, basta acessar o site oficial www.doutoresdaalegria.org.br

 

Best Comunicação

Coar do Rio Vermelho – Foto de Capa: Bianca Oliveira

Apoio: Portal AL 

@ Portal Anderson Lopes 2.0.2.4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Theatro Municipal do Rio inicia sua temporada 2024 com série de celebrações a Beethoven, Brahms e Bruckner

Nova fase musical: Dando início ao seu novo projeto, Vitinho lança o single “CAOS”

Indicado ao Oscar, As 4 Filhas de Olfa’ estreia dia 7/03 no Brasil