Documentário Mulheres & Covid será lançado no Museu da Vida, na Fiocruz


Mulheres & Covid é um documentário que traz depoimentos de mulheres de diversos territórios do Brasil sobre o que passaram e como enfrentaram a pandemia de Covid-19. A produção registra depoimentos de 10 mulheres que estiveram na linha de frente do combate ao Covid-19 e suas mazelas.

Idealizado por Fernanda Kopanakis e Ivan de Angelis, Mulheres & Covid será lançado no próximo dia 21 de março de 2024, às 10h, no auditório do Museu da Vida, na Fiocruz, e terá sua exibição aberta ao público e gratuita. O documentário será disponibilizado no canal da ENSP no YouTube e no acervo digital do Vídeo Saúde, distribuidora de produções audiovisuais da Fiocruz.

Segundo os idealizadores, dentro deste arco de depoimentos há agentes de saúde, lideranças comunitárias, caciques e mulheres quilombolas que fizeram parte de movimentos e instituições que ajudaram a salvar pessoas da doença, da miséria e da fome.

O documentário, fruto de um edital interno da Fiocruz, é uma realização do Departamento de Endemias Samuel Pessoa, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Fiocruz (ENSP/Fiocruz), Fiocruz, Ministério da Cultura e Governo Federal, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). Tem patrocínio da Johnson&Johnson, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O filme retrata, de forma forte e delicada, a maneira como mulheres se organizaram com seus respectivos grupos em prol do coletivo.

 

Sobre os autores:

Fernanda Kopanakis se dedicou, nos últimos 20 anos, a trabalhar como Gestora Cultural, na área de produção cultural e produção audiovisual. É Coordenadora e Curadora do Festival de Cinema Ambiental – Cineamazônia, desde 2003, atuante em toda Amazônia Brasileira, Peru, Bolívia, Cabo Verde e Portugal. Possue formação e experiência em Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Regularização Fundiária, Habitação, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Gênero e Amazônia. Além disso, é Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Planejamento Urbano e Regional da UFRJ.

Ivan de Angelis é mestre e doutorando em filosofia pela UFF, graduado em História (UFRJ) e em Cinema (UNESA), com especialização na EICTV em Cuba. Há cerca de 20 anos no setor audiovisual, atua como diretor, roteirista, fotógrafo, produtor e montador. Dentre os diversos trabalhos, participou da montagem do longa-metragem “O Gerente”, de Paulo César Saraceni, e montou o longa-metragem “Sons da Esperança”, de Zelito Viana. Dirigiu os documentários: “A Universidade Viva”, “Niterói, histórias de cinema”, “Niterói, Águas Escondidas”, “Zelito, 50 anos de cinema”, entre outros. Foi júri do Festival de cinema O Cubo em 2018 e é o idealizador e realizador da Mostra Curta Solar e Mostra Curta Niterói. Seu último curta, ABISMO, participou de vários festivais e ganhou 10 prêmios.

 

Serviços:

Lançamento do documentário Mulheres & Covid

21 de março de 2024

Às 10 horas

Museu da Vida – Fiocruz

Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro


Alessandra Coasta

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Foto de Capa: Divulgação

Apoio: Portal AL 

@ Portal Anderson Lopes 2.0.2.4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Theatro Municipal do Rio inicia sua temporada 2024 com série de celebrações a Beethoven, Brahms e Bruckner

Exposição de combate da violência contra mulher entra em cartaz na Cidade das Artes, no Rio

Nova fase musical: Dando início ao seu novo projeto, Vitinho lança o single “CAOS”